segunda-feira, 29 de junho de 2009

Segundo a Funcionalidade

Ao agruparmos os robôs segundo sua funcionalidade, percebemos quatro grupos: robôs industriais, robôs de serviço, robôs de campo e robôs pessoais. Contudo, há uma sobreposição entre os três primeiros devido a diferença dos ambientes onde actuam e a necessidade de maior autonomia.




Robôs Industriais - São os robôs utilizados em linhas de produção. Estes robôs recebem tarefas determinadas a priori na forma de uma sequência explícita e acções e executam este programa automaticamente. O ambiente é completamente estruturado e ajustado para a execução da tarefa. Neste ambiente, o robô tem conhecimento exacto da sua posição e da posição dos objectos. Em geral, robôs móveis industriais são plataformas móveis utilizadas para tarefas pesadas, como transporte de materiais e produtos finais em sistemas de manufactura. Esses robôs são denominados AGVs (Automated Guided Vehicles) e são programados para seguir linhas desenhadas no chão.

Robôs de Serviço Industrial - Este tipo de robô possui as características de um robô de serviço, porém actua em um ambiente completamente estruturado.

Robôs de Serviço - São os robôs móveis utilizados para serviços gerais. O ambiente é estruturado e o robô possui um modelo deste ambiente, que é conhecido previamente, porém possui certa autonomia, pois processa informação sensorial, para actuar em situações imprevistas, como desviar de uma pessoa ou objecto. Estes robôs recebem macro-comandos da tarefa que devem realizar e são utilizados para tarefas de limpeza em geral (pisos, metros, etc.), em sistemas de vigilância e no transporte de materiais leves (correspondências internas, material hospitalar,

Robôs de Serviço de Campo - Estes robôs são robôs de serviço que actuam em ambientes externos que podem ser previamente modelados ou não. Em geral, caso haja um modelo, este é precário e há a necessidade do processamento sensorial para complementar o modelo existente. Estes robôs são utilizados na realização de tarefas agrícolas e para navegação em auto-estradas.

Robôs de Campo - estes robôs trabalham em ambientes não estruturados, pouco conhecidos e geralmente perigosos. As principais actividades destes robôs são: exploração (espacial, de cavernas, vulcões), mineração e limpeza de acidentes nucleares.
Robôs Pessoais - são os robôs vendidos em prateleiras, que não desenvolvem tarefas específicas, mas interagem com os humanos e aprendem a localizar-se no ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário