segunda-feira, 29 de junho de 2009

A ESCOLHA DO SENSOR

Na escolha dos sensores, deve-se levar em conta as seguintes considerações:

Campo de Visão: Deve ser amplo o bastante e com suficiente profundidade para adequar-se `a sua aplicação.
Range Capability: (Capacidade Alcance) O alcance mínimo de detecção, bem como o alcance máximo efectivo devem ser adequados ao uso pretendido do sensor.
Acurácia e Resolução: Devem estar de acordo com as necessidades da tarefa dada.
Habilidade para detectar todos os objectos no ambiente: Várias condições ambientes podem interferir e acrescentar ruído às informações captadas pelos sensores. Os mesmos devem ser capazes de minimizar tais interferências.
Operação em Tempo-Real: O sensor deve ser capaz de fornecer dados em tempo real a velocidades que sejam compatíveis com a velocidade da sua plataforma receptora (robô móvel, veículo - robô, etc.)
Dados Concisos e de fácil interpretação: O formato de saída de um sensor deve ser realístico do ponto de vista dos requisitos de processamento, visando reduzir ao máximo o pré-processamento da informação fornecida pelo sensor.
Redundância: O sistema sensor deve sofrer uma degradação lenta e suave, e não ficar totalmente incapacitado devido à perda de um elemento sensor. Uma capacidade multimodal seria desejável para assegurar a detecção de todos os alvos, bem como para aumentar o nível de confiança da sua saída.
Simplicidade: O sistema deve ser de baixo custo e modular, para facilitar a manutenção e permitir actualizações evolucionárias, portanto, não deve estar restrito `a um tipo de hardware específico.
Consumo de Força: O consumo de força deve ser mínimo, para poder ser mantida uma boa relação com os recursos limitados a bordo de robôs móveis e veículos - robôs.
Tamanho: O peso e o tamanho devem ser o menor possível, de acordo com os objectivos pretendidos para o veículo ou robô.

Sem comentários:

Enviar um comentário